Segunda-feira 26 de Junho, 2017
Sabia que
« Junho de 2017 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Apresentação

PROVERE Minho IN

A estruturação da oferta do Minho rural resulta na conjugação virtuosa dos esforços de investimento público, fundamentalmente autárquico, e privado ou empresarial, tendo como objectivo comum a valorização dos recursos de forma a criar condições para a realização plena do seu potencial. Apesar de reconhecido, unanimemente, o elevado potencial económico dos territórios de baixa densidade raramente é capaz de induzir dinâmicas de desenvolvimento económico que gerem riqueza e emprego, atraindo, ou no mínimo retendo, população e activos.

 

O Minho IN tem como um dos seus desideratos romper com esta fatalidade, através de uma aposta clara na estruturação da oferta de produtos em torno de um conjunto de produtos chave da estratégia. A resposta do sector privado ao apelo ao investimento no Minho, que o processo de preparação da candidatura ao reconhecimento formal do Minho IN despoletou, enquanto estratégia de eficiência colectiva, foi maciça revelando uma disponibilidade para investir de dimensão inesperada. Contudo, as centenas de intenções de investimentos privados expressas revelam uma coerência que possibilita identificar, claramente oito áreas de negócio que se traduzem em outros tantos produtos. Surge, ainda, uma nona área de novos negócios que agrupa utilizações inovadoras do recurso paisagem. A abordagem adoptada visa não apenas a estruturação de produtos a partir dos recursos existentes, mas a sua associação ao segmento de mercado respectivo. Consequentemente, foram definidos produtos chave que assentam, não apenas o esforço de investimento, mas também a estratégia de marketing proposta como esforço a desenvolver ao nível da qualificação, competitividade, inovação e empreendedorismo.

 

Os produtos chave da estratégia são coerentes com os produtos e prioridades definidos pelos instrumentos de planeamento, nomeadamente no que diz respeito aos produtos turísticos, mas são no também relativamente às propostas e projectos que integram o Programa de Acção e, consequentemente com os projectos âncora. O investimento empresarial, com fins lucrativos, identificado é acompanhado por um esforço assinalável de investimento por parte das Autarquias Locais que no espaço de baixa densidade representa a quase totalidade do esforço de infra-estruturação e de investimento de iniciativa pública.   

 

Recurso
A paisagem rural do Minho, verde e fortemente humanizada, resultante da conjugação de uma diversidade de factores naturais e da acção humana que sobre ela incidiu ao longo dos séculos, constitui o recurso inimitável, emblemático e distintivo que se pretende valorizar do ponto de vista económico, através da iniciativa Provere Minho.

 

Visão
Tendo por base os múltiplos recursos naturais e culturais e fazendo apelo às capacidades instaladas na região ao nível do conhecimento, das novas tecnologias, da criatividade, da inovação, do marketing, da capacidade de gestão e da qualificação dos seus recursos, o espaço de baixa densidade do Minho consolida e diversifica a sua base económica tornando-a capaz de competir em mercados exigentes e alargados, de criar valor e emprego e de fixar e atrair população, sem colocar em risco a sustentabilidade ambiental, mas antes transformando-a numa oportunidade para o desenvolvimento.

 

Abordagem Estratégica
A economia do Minho de baixa densidade é influenciada por um conjunto de factores que se inter relacionam. Para intervir sobre estes, a estratégia dirige-se a três componentes fundamentais da economia: As empresas, a Infra-estrutura e as Pessoas:
Empresas – enquanto principais motores da produtividade, do emprego e do crescimento da economia;
A Infra-estrutura – atento ao papel que tem na atracção de actividades e crescimento económico, mas também na discussão e no condicionamento da actividade empresarial;
Pessoas – o seu contributo com as suas capacidades e competências para o desenvolvimento sustentável; assegurando que todos têm a oportunidade para desenvolver o seu potencial.