Sábado 18 de Agosto, 2018
Sabia que

Projectos Âncora

 

 

Foram identificados um conjunto de 10 projectos âncora, que representam, na sua totalidade, cerca de 13 milhões de euros de investimento.

 

Eixo I - Estruturação da Oferta: Produtos Chave da Estratégia, Redes Empresariais

 

Minho IN - Golfe
A criação de um destino golfe para o Norte de Portugal, consagrada na Agenda Regional do Turismo – Plano de Acção para o Desenvolvimento Turístico do Norte de Portugal, encontra aqui a sua expressão. A Agenda do Turismo é clara ao referir que a sua criação é uma aposta do desenvolvimento turístico da Região.
 

Minho IN – Aldeias, Solares e Jardins
Os Solares e Aldeias são uma das marcas distintivas da oferta turística do Minho. Neste contexto, a estruturação da oferta que se traduz na requalificação e criação de novas unidades turísticas é uma das prioridades da estratégia.


Minho IN – Enoturismo
Decalcando as Orientações da Agenda para o Turismo, o Minho IN contribuirá para o reforço da estruturação e da gestão da Rota dos Vinhos Verdes, da responsabilidade da CVRVV e, paralelamente com um conjunto significativo de investimentos dirigidos à qualificação da oferta de espaços dedicados ao Enoturismo.


Minho IN – Turismo de Natureza
A presença do Parque Nacional da Peneda Gerês no território abrangido pelo Minho IN e a existência de um conjunto de áreas protegidas que acolhem valores naturais e paisagísticos relevantes justificam a prioridade atribuída ao turismo de natureza.


Minho IN - Artes e Produtos Tradicionais
À semelhança do que se passa com os valores naturais, também no que respeita aos valores culturais, patrimoniais e etnográficos cumpre estruturas, qualificar e promover a oferta.

 

Minho IN – Produtos da Terra
A floresta, as plantas aromáticas, as flores, os cogumelos, entre outros, constituem produtos da terra que proporcionam novas oportunidades de negócios de novas ofertas que respondem a procuras crescentes.

 

Minho IN – Saúde e Bem Estar
O Minho é uma área do Norte de Portugal com potencial para o desenvolvimento do Produto Saúde e Bem-estar, dada a localização de várias estâncias termais ao nível dos SPA’s, a Talassoterapias.

 

Eixo II – Marketing e Promoção Territorial: Minho IN
Uma estratégia de marketing e de promoção para o território do Minho terá como objectivos:
- Uniformizar uma imagem do Minho, evitando a dispersão e voluntarismo;
- Reforçar a notoriedade interna e externa da marca Minho;
- Contribuir para o incremento do sentido de pertença ao Minho e da auto-estima por parte dos residentes;
- Promover os produtos e os serviços através de uma identificação clara e positiva com o espaço territorial do Minho;
- Adequar a estratégia de promoção do Minho à estratégia nacional e regional para o turismo potenciando-as;
- Utilização intensiva das novas tecnologias da informação aplicadas ao marketing e à promoção;
- Promover a cooperação público/privado neste sector.

 

Eixo III – Qualificação, Competitividade, Inovação, Criatividade e Empreendedorismo
Visa este Eixo acolher iniciativas de apoio à incorporação de valor, de conhecimento e de novas tecnologias nas iniciativas empresarias. Integrarão esta rede, nomeadamente: Incubadoras e ninhos de empresas, Associações Empresariais; Entidades envolvidas nas denominadas Indústrias criativas; Empresas.

 

Eixo IV – Assistência Técnica
A implementação de um tão ambicioso Programa de Acção exige a criação de condições técnicas e de recursos humanos qualificados adequados. Este Eixo transversal visa assegurar a coordenação, dinamização e gestão da parceria bem como a sua promoção, acompanhamento e monitoragem. Liderada pela CIM do Alto Minho, a coordenação e gestão da parceria é um projecto da responsabilidade das três CIM’s envolvidas que assegurarão o investimento e a comparticipação nacional. Será constituída uma equipa coordenação e gestão da Parceria e haverá lugar ao recurso à contratação de prestações de serviços especializados sempre que tal se justifique.