Segunda-feira 26 de Junho, 2017
Sabia que
« Junho de 2017 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Projectos Âncora

 

 

Foram identificados um conjunto de 10 projectos âncora, que representam, na sua totalidade, cerca de 13 milhões de euros de investimento.

 

Eixo I - Estruturação da Oferta: Produtos Chave da Estratégia, Redes Empresariais

 

Minho IN - Golfe
A criação de um destino golfe para o Norte de Portugal, consagrada na Agenda Regional do Turismo – Plano de Acção para o Desenvolvimento Turístico do Norte de Portugal, encontra aqui a sua expressão. A Agenda do Turismo é clara ao referir que a sua criação é uma aposta do desenvolvimento turístico da Região.
 

Minho IN – Aldeias, Solares e Jardins
Os Solares e Aldeias são uma das marcas distintivas da oferta turística do Minho. Neste contexto, a estruturação da oferta que se traduz na requalificação e criação de novas unidades turísticas é uma das prioridades da estratégia.


Minho IN – Enoturismo
Decalcando as Orientações da Agenda para o Turismo, o Minho IN contribuirá para o reforço da estruturação e da gestão da Rota dos Vinhos Verdes, da responsabilidade da CVRVV e, paralelamente com um conjunto significativo de investimentos dirigidos à qualificação da oferta de espaços dedicados ao Enoturismo.


Minho IN – Turismo de Natureza
A presença do Parque Nacional da Peneda Gerês no território abrangido pelo Minho IN e a existência de um conjunto de áreas protegidas que acolhem valores naturais e paisagísticos relevantes justificam a prioridade atribuída ao turismo de natureza.


Minho IN - Artes e Produtos Tradicionais
À semelhança do que se passa com os valores naturais, também no que respeita aos valores culturais, patrimoniais e etnográficos cumpre estruturas, qualificar e promover a oferta.

 

Minho IN – Produtos da Terra
A floresta, as plantas aromáticas, as flores, os cogumelos, entre outros, constituem produtos da terra que proporcionam novas oportunidades de negócios de novas ofertas que respondem a procuras crescentes.

 

Minho IN – Saúde e Bem Estar
O Minho é uma área do Norte de Portugal com potencial para o desenvolvimento do Produto Saúde e Bem-estar, dada a localização de várias estâncias termais ao nível dos SPA’s, a Talassoterapias.

 

Eixo II – Marketing e Promoção Territorial: Minho IN
Uma estratégia de marketing e de promoção para o território do Minho terá como objectivos:
- Uniformizar uma imagem do Minho, evitando a dispersão e voluntarismo;
- Reforçar a notoriedade interna e externa da marca Minho;
- Contribuir para o incremento do sentido de pertença ao Minho e da auto-estima por parte dos residentes;
- Promover os produtos e os serviços através de uma identificação clara e positiva com o espaço territorial do Minho;
- Adequar a estratégia de promoção do Minho à estratégia nacional e regional para o turismo potenciando-as;
- Utilização intensiva das novas tecnologias da informação aplicadas ao marketing e à promoção;
- Promover a cooperação público/privado neste sector.

 

Eixo III – Qualificação, Competitividade, Inovação, Criatividade e Empreendedorismo
Visa este Eixo acolher iniciativas de apoio à incorporação de valor, de conhecimento e de novas tecnologias nas iniciativas empresarias. Integrarão esta rede, nomeadamente: Incubadoras e ninhos de empresas, Associações Empresariais; Entidades envolvidas nas denominadas Indústrias criativas; Empresas.

 

Eixo IV – Assistência Técnica
A implementação de um tão ambicioso Programa de Acção exige a criação de condições técnicas e de recursos humanos qualificados adequados. Este Eixo transversal visa assegurar a coordenação, dinamização e gestão da parceria bem como a sua promoção, acompanhamento e monitoragem. Liderada pela CIM do Alto Minho, a coordenação e gestão da parceria é um projecto da responsabilidade das três CIM’s envolvidas que assegurarão o investimento e a comparticipação nacional. Será constituída uma equipa coordenação e gestão da Parceria e haverá lugar ao recurso à contratação de prestações de serviços especializados sempre que tal se justifique.