Segunda-feira 26 de Setembro, 2022
Sabia que
« Setembro de 2022 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Notícias



“Sustentabilidade no Turismo em debate nos próximos dias 8 e 9 de junho”
2022-06-06


“Minho Inovação e Sustentabilidade no Turismo” é o tema da Conferência Internacional que o Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com a Universidade Católica de Braga, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vão promover nos próximos dias 8 e 9 de junho na aula Magna da Universidade Católica e no Hotel do Parque, Bom Jesus do Monte, em Braga. 
Esta iniciativa – apoiada pelo Norte 2020 no âmbito do projeto PA10. Inovação, Qualificação e Empreendedorismo – pretende dar a conhecer a estratégia Minho Inovação e a sua relação com as políticas de desenvolvimento sustentável, em particular ao nível da valorização dos recursos endógenos e do turismo através de processos de inovação, qualificação e empreendedorismo.

O primeiro painel, do dia 8 de junho, na Aula Magna da Universidade Católica, designado por “Inovação para a sustentabilidade do Turismo no Minho: tendências e ações inovadoras” terá como principal objetivo a apresentação e discussão dos principais resultados de um estudo coordenado pela Universidade Católica Portuguesa - Braga. Para apresentar a abordagem internacional do estudo, o painel contará com um conjunto de reputados investigadores, constituído por François Bédard, Diretor do World Centre of Excellence for Destinations; Sem Ramsamy, Diretor Geral de Tourism Business Intelligence e Consultor Internacional de Turismo (OMT e Branco Mundial entre outras entidades) e Walter Jamieson, especialista internacional em planeamento turístico. A abordagem territorial (Minho) será apresentada por parte de Carla Pinto Cardoso, coordenadora do Departamento de Turismo da Universidade Católica Portuguesa. Sergio Moreno Gil, Diretor das Relações Institucionais da UNESCO e especialista internacional de marketing turístico, também dará o seu contributo para o tema. A moderação deste painel estará a cargo da jornalista do Jornal de Notícias, Sandra Freitas. 

O segundo painel intitulado “Governança & Políticas Públicas para a sustentabilidade dos destinos” terá como figuras centrais Susana Grácio, Representante da equipa de sustentabilidade do Turismo de Portugal I.P.; Luís Pedro Martins, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte e será moderado por Rui Alberto Sequeira, Diretor da Rádio Antena Minho.

No que diz respeito ao terceiro painel “Turismo, Natureza, Biodiversidade no contexto da Agenda 2023” destaque para Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental;  Jamel Gamra, Ex- Ministro do Turismo da Republica da Tunísia; Ana Ladeiras, Fundadora e CEO Around Europe Advisors;  Sandra Sarmento, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte – ICNF e Oliver Hillel, Especialista Oficial no Secretariado da Conservação sobre a Diversidade Biológica Administrado pelas Nações Unidas. A moderação estará a cargo de Emese Panyik, Professora da Universidade Católica Portuguesa. 

Destaque para a presença na sessão de abertura de João Duque, Pro-Reitor da Universidade Católica Portuguesa; Manoel Batista, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; Domingos Bragança, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave e Ricardo Rio, Presidente da Comunidade intermunicipal do Cávado. 

O encerramento dos trabalhos deverá ocorrer por volta das 16h15 e haverá ainda um momento para entrada dos prémios do concurso Heritage Ecobags. 

No dia 9 de junho, os trabalhos irão decorrer no Bom Jesus do Minho, no Hotel do Parque com destaque o painel “Inovação e Digitalização em turismo de produtos e serviços”, onde estarão presentes Nuno Mangas, Presidente da Comissão diretiva do Compete; Pedro Duarte, Corporate External & Legal Affairs Diretor at Microsoft; Luis Ferreira Hotel 4.0 e um representante da Nest. Este painel será moderado por Alexandra Malheiro, do IPCA. O painel “Notoriedade digital e estratégia de distribuição para o Minho: Canais, Produtos e Mercados será moderado por Madalena Dinis e contará com a presença de Goretti Silva e Rui Azevedo, do IPVC/CITUR, um interveniente da Associação de Turismo do Porto, um blogger internacional e um representante da booking Portugal. Para concluir os trabalhos do dia 9 temos a participação de Maria José Fernandes, Presidente do IPCA; Carlos Rodrigues, Presidente do IPVC e José Paulo Queiróz, Coordenador Executivo do Consórcio Minho Inovação e haverá ainda oportunidade para networking. 

A participação nestas sessões é gratuita, contudo solicitamos que a inscrição seja efetuada através do link https://forms.gle/ojqnW5nbYZqSBoy68 , de forma a procedermos à respetiva reserva e garantirmos o cumprimento das normas no contexto da pandemia COVID 19.