Ir para o conteúdo

Boa prática do Alto Minho foi selecionada como uma das Top 100 Destination Sustainability Stories de 2021

2021-10-06
O trabalho desenvolvido em conjunto pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pelos agentes turísticos do território, que culminou com a elaboração de um manual de boas práticas para o desenvolvimento de atividades náuticas no contexto pandémico da COVID-19, foi selecionado como uma das Top 100 Destination Sustainability Stories de 2021.

Todos os anos a competição ao TOP 100 Sustainability Stories recebe histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos de todo o mundo, para serem partilhadas como exemplos inspiradores para outras regiões, profissionais de turismo e turistas. Ao contar as suas histórias, as instituições responsáveis pela gestão de destinos são conhecidas e reconhecidas pelas soluções que encontraram para responder a desafios e problemas relacionados com a atividade turística. Com o sector do turismo a enfrentar momentos muito desafiantes desde março de 2020, a organização da competição decidiu distinguir a resiliência e o trabalho árduo dos destinos neste período atípico.

A seleção de 2021 inclui o Alto Minho, com a história "Working together towards recovery: The good practice manual for nautical activities” (Trabalhar em parceria para a recuperação do turismo: O manual de boas práticas para atividades náuticas). O Alto Minho é um destino sustentável por natureza, com uma excelente qualidade ambiental e dos serviços prestados, ao qual se associa a enorme hospitalidade dos agentes da indústria turística. Ao longo dos anos tem sido reconhecido pelos turistas e por diversas organizações (da Green Destinations à EUROPARC) como um destino sustentável, resiliente, de qualidade e que merece ser conhecido, reconhecido e visitado. 

A boa prática apresentada ao Top 100 Destination Sustainability Stories evidenciou o trabalho da CIM Alto Minho com os agentes turísticos, sobretudo na área da animação turística, para ultrapassar as incertezas de como desenvolver as atividades no contexto pandémico que se viveu em 2020, tendo por base todas as orientações dispersas existentes. Deste trabalho resultou um manual de boas práticas que agregou todas as orientações técnicas existentes no âmbito da COVID-19, possibilitando assim que os agentes turísticos pudessem retomar as suas atividades e atuassem em segurança. 

As histórias submetidas foram avaliadas pela equipa do Sustainable Top 100, especialistas de vários países e parceiros da Green Destinations (QualityCoast, Travelife, ITB Berlin, Asian Ecotourism Network, Ecotourism Australia, Global Ecotourism Network, Sustainable First e GLP Films), coordenados pela Green Destinations. O Comité do Top 100 selecionou os 100 melhores destinos através de uma pré-seleção com base num nível mínimo de conformidade com os critérios essenciais do Green Destinations Standard e, posteriormente, criou a lista dos 100 com base na avaliação da história de boas práticas submetidas.

A história "Working together towards recovery: The good practice manual for nautical activities” (Trabalhar em parceria para a recuperação do turismo: O manual de boas práticas para atividades náuticas) e a lista dos 100 melhores de 2021 estão disponíveis na página oficial da Green Destinations, em https://greendestinations.org/programs-and-services/top-100-destinations/

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi