Ir para o conteúdo

Minho IN debate Rota dos Vinhos Verdes

2010-05-25

Com o objectivo de dar a conhecer e iniciar o processo de estruturação e promoção do projecto âncora “Reforço da Governação, Infra-estrutura e de Animação da Rota dos Vinhos Verdes”, no território do Minho, decorreu uma reunião, promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verde (CVRVV), no dia 25 de Maio, na sede do Consórcio Minho IN, sita na Villa Moraes, em Ponte de Lima.

A CVRVV, enquanto dinamizadora deste projecto âncora, apresentou alguns projectos que irão permitir dotar a Rota dos Vinhos Verdes com meios para se desenvolver e crescer de modo sustentado, com particular destaque para um estudo recente, sobre Enoturismo, feito pela Escola de Gestão do Porto em colaboração com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. Para Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV torna-se fundamental que os meios abordados neste estudo possam ser aplicados da forma mais eficaz possível para efectivamente gerarem movimento e negócio em torno do Enoturismo na região do Minho e da Rota dos Vinhos Verdes.

Destaque ainda para outro projecto, “Rutas do Viño da Eurorrexión Galicia-Norte de Portugal”, apoiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCTEP), cujo objectivo principal é criar, capacitar e promover esta rota como instrumento público-privado de cooperação para melhorar a competitividade da indústria vitivinícola e do desenvolvimento do enoturismo, assim como valorizar a identidade cultural da Eurorregião.

Segundo o Presidente da CVRVV, as linhas orientadoras destes dois projectos poderão servir de base a uma candidatura a apresentar, até ao dia 16 de Julho, ao Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos – ECC PROVERE, do ON.2. Contudo, realçou a importância que a auscultação de todos os produtores de Vinho Verde, principalmente os que integram a Rota, pode ter neste projecto, nomeadamente para conhecer o posicionamento de cada um face à Rota dos Vinhos Verdes, bem como para aportar ideias ao projecto.

Esta reunião contou com a presença de cerca de 50 participantes, nomeadamente aderentes da Rota dos Vinhos Verdes, empresas do sector vitivinícola, Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal e representantes da CIM Alto Minho, Cávado e Ave.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi