Ir para o conteúdo

Minho IN apresenta programa dinamizador do “Minho, Região Europeia da Gastronomia 2016”

2016-03-04

No primeiro dia da BTL 2016 – Feira Internacional de Turismo, o Consórcio Minho IN apresentou o programa dinamizador do “Minho, Região Europeia da Gastronomia 2016”, uma distinção pioneira na Europa, que vem reconhecer a excelência gastronómica da região.


No decorrer de 2016, o Minho vai contar com uma sucessão de 200 eventos enogastronómicos, distribuídos pelos 24 municípios distinguidos com o galardão. “2016 vai ser um ano muito especial para o Minho: um ano de diferenciação e de posicionamento do Minho em Portugal e no Mundo. Esperamos consolidar e promover experiências e itinerários gastronómicos tradicionais da região. Vamos posicioná-los como estratégicos para o país, envolvendo todos os atores públicos e privados associados à região”, afirma Francisco de Calheiros, Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN, que integra as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Cávado e do Ave.


Para promover a cultura gastronómica minhota, em 2016 aproximadamente 150 restaurantes vão também ser envolvidos em processos de capacitação, certificação e qualificação, reforçando a inovação na restauração da região e funcionando como motor de atração de novos talentos para a área, o que permitirá abrir novas perspetivas à economia local.
Este ano, o Minho vai ainda contar com 30 iniciativas orientadas para a valorização gastronómica de produtos agroalimentares, dando a conhecer a riqueza e a diversidade gastronómica da região, consolidando-a enquanto destino turístico gastronómico.


O título “Minho, Região Europeia da Gastronomia” foi atribuído à região em maio de 2015, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo, que pela primeira vez distingue uma cidade com o galardão, como reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas para sua qualificação gastronómica.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi