Ir para o conteúdo

“Amar o Minho” encerra BTL 2022 com balanço positivo

2022-03-24
Marca “Amar o Minho” afirma-se com uma forma inovadora de promover o Minho numa perspetiva de recuperação da procura turística para esta região

No seguimento da participação da CIM Alto Minho, no âmbito do Consórcio Minho Inovação, em estreita parceria com as CIM do Cávado e Ave, abrangendo assim um território e uma parceria estratégica no contexto dos 24 Municípios do Minho, esta entidade intermunicipal   faz um balanço positivo da sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorreu de 16 a 20 de março de 2022. Na base desta conclusão, está quer a forte afluência de público interessado em obter informações sobre a oferta turística do Minho, quer os dados divulgados da sua procura turística, os quais confirmam a afirmação, cada vez mais, do território como subdestino turístico à escala nacional e internacional.


O referido Consórcio – que constitui uma parceria singular a nível nacional, integrando, além das três Comunidades Intermunicipais do Minho (Alto Minho, Cávado e Ave, representando 24 municípios), associações de desenvolvimento local, instituições de ensino e mais de 820 empresas e 120 associações, tem como principal objetivo a valorização dos principais recursos endógenos do Minho em particular nas zonas de baixa densidade.

Apesar da captação do turista nacional ter sido apontada, desde a primeira hora, como o objetivo central da participação do Consórcio Minho Inovação, através do stand “Amar o Minho” na BTL 20122 (desde logo porque esta é a maior montra de turismo no panorama nacional), a verdade é que a feira permitiu, igualmente, explorar o mercado internacional, através do contacto de operadores turísticos e profissionais de viagens que se fizeram representar nesta mostra turística, aos quais o Consórcio Minho INovação teve oportunidade de apresentar as potencialidades turísticas do Minho, destacando os seguintes produtos: “Natureza & Náutica”, “Património & Cultura” e “Enogastronomia & Sabores”.

i) Na Natureza & Náutica o Minho integra no seu território marcado pela excelência ambiental, o único Parque Nacional do País – Parque Nacional da Peneda Gerês e a Reserva Mundial da Biosfera; O Minho tem cerca de 51,5km de costa litoral e é atravessado pelos principais rios Minho, Lima, Cávado e Ave, possibilitando a prática de um vasto conjunto de atividades náuticas e de natureza, abrangendo, por exemplo, surf, kitesurf, canoagem, vela, btt, caminhadas, entre outras experiências de ligação com os recursos naturais e ambientais.
ii) No Património & Cultura o Minho tem mais de 100 monumentos nacionais classificados, uma forte marca identitária da Região onde nasceu Portugal, ou seja, sensivelmente os mesmos monumentos nacionais classificados que a Área Metropolitana de Lisboa e cerca do dobro de monumentos nacionais classificados que a Área Metropolitana do Porto.
iii) Nos Sabores & Enogastronomia o Minho tem uma tradição enogastronómica baseada quer nos seus vinhos verdes de excelência, quer em múltiplos pratos confecionados a partir dos principais recursos do território, tendo por base produtos de reconhecido valor ao nível da denominação de origem, certificação e selos de qualidade. 


Para a CIM Alto Minho a participação neste certame pretendeu assim marcar uma nova etapa de desenvolvimento no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação muito orientada para o valor intrínseco aos territórios agroflorestais e aos espaços multifuncionais de elevado valor cultural, natural e paisagístico. Aproximar os turistas ao autêntico, ao tradicional e à inovação foi uma aposta marcada na programação apresentada no contexto desta participação conjunta entre os 24 Municípios, as 3 entidades Intermunicipais e um conjunto alargado de iniciativas que se associaram a esta dinâmica territorial.


No momento alto desta participação - dia 17 de março, dia dedicado ao Minho – o Consórcio Minho INovação assinalou que importa apoiar a recuperação do sector do Turismo  concebendo novos modelos que permitam aumentar a competitividade, nomeadamente através da digitalização e da colaboração (dentro do setor, mas também em setores adjacentes), para que o Turismo do Minho se torne mais sustentável. Constatou, ainda, a necessidade de efetuar um esforço conjunto para reimaginar o turismo e criar um novo paradigma para o desenvolvimento que responda aos desafios societais com que as sociedades modernas estão confrontadas decorrentes, nomeadamente da digitalização, da descarbonização, da segurança e das alterações climáticas. 

Neste dia, o Consórcio Minho INovação apresentou ainda o vídeo “Amar o Minho” - com a voz do João Reis, um ator português - que em 4 dias atingiu mais de 5,5 mil visualizações - na página do Facebook do “Amar o Minho em https://fb.watch/bWKZj82ezy/  e no You Tube em: https://www.youtube.com/watch?v=3khLB3d5IKg e  ofereceu a todos os interessados a oportunidade de experimentar a magia do Minho através de todos os sentidos (visão, olfato, tato e audição), no seu percurso pedonal e sensorial no stand “Amar o Minho”. 

Por outro lado, importa salientar o impacto da promoção de grandes eventos do Minho e referir ainda que durante os 5 dias do certame, foram promovidas degustações gastronómicas e provas vínicas diárias refletindo a diversidade e a excelência tanto do receituário como dos produtos locais. A localização privilegiada que o stand “Amar o Minho” ocupou, bem como o seu layout apelativo, foram considerados, pelos visitantes, fatores determinantes para uma maior interação com o público, tendo mobilizado uma procura significativa quer no âmbito do vasto programa de animação quer das exposições permanentes de artesanato.

O espaço “Amar o Minho” contou com um bosque com várias árvores e arbustos autóctones e um “passadiço” de madeira, para que os visitantes fossem transportados para o verde do Minho e se sentissem realmente na região. O cheiro de ervas aromáticas e da madeira também se fizeram sentir, assim como uma paisagem sonora que fez o ambiente acústico do espaço, simulando a diversidade de avifauna deste território. Além disso, teve produtos da terra nos quais as pessoas puderam tocar, sentir as texturas regressar, quem sabe, por momentos às suas origens.

Em síntese, a participação do “Amar o Minho” na BTL 2022 – que contou com o apoio do PO Norte 2020 - permitiu reforçar a coesão interinstitucional, a dinâmica afirmativa e a capacidade de promoção do potencial turístico do Minho para a qual contribuíram a excelente colaboração dos 24 municípios, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades que atuam no território.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi