Ir para o conteúdo

Minho visita Parque Nacional Picos de Europa

2022-10-28

troca de experiências e partilha de boas práticas relacionadas com territórios de baixa densidade

O Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidade Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave realizou de 24 a 27 de outubro uma visita institucional ao Parque Nacional Picos de Europa (PNPE), com vista à troca de experiências e à partilha de boas práticas relacionadas com territórios de baixa densidade. 

Os cerca de 15 interlocutores dos 24 municípios que fazem parte do território Minho tiveram oportunidade de conhecer as melhores práticas relacionadas com Estratégias de Eficiência Coletiva a nível internacional, fomentar a integração da região do Minho em redes e organizações internacionais que atuam neste domínio, bem como potenciar e valorizar a região, os seus produtos estratégicos e a sua riqueza diferenciadora no que diz respeito ao turismo em territórios de baixa densidade. 

Neste contexto, no dia 25 de outubro tiveram a oportunidade de visitar o Santuário de Covadonga, os Lagos de Covadonga e reunir com responsáveis do “Turismo Religioso e Gestão de Fluxo de Visitantes”. Foi ainda aproveitada esta visita para ouvir os representantes do Parque Nacional Picos de Europa (“Planeamento e Gestão da Visitação/ Cooperação Parque Nacional-Câmaras Municipais-empresas”), bem como com a Associação Ecopicos de Europa no Parador Nacional de Cangas de Onís com a apresentação do projeto “Cooperação Interprofissional na área do Turismo Natureza”.

No dia 26 de outubro tiveram oportunidade de reunir com o representante do município de Onís responsável pelo “Projeto de Desenvolvimento de Turismo Sustentável em Onís” e contactar com a Ruta de Pepín (Sirviella). Neste dia visitaram ainda a Queijaria Vega de Ario com degustação: “Denominação de Origem Protegida Gamoneu” e a Fundação Quebrantahueso (“Cooperação Agropecuária-Conservação da Natureza-Turismo”). 

No dia 27 de outubro a comitiva teve ocasião de interagir com a equipa responsável pela Estratégia de valorização dos produtos agroalimentares das Astúrias, designadamente: o Caso “Alimentos del Paraíso Natural” – perspetiva da Consejería de Medio Rural y Cohesión Territorial do Governo do Principado de Asturias; o Caso “Club de Producto Sidraturismo Asturias”– perspetiva da rede de empresários e por fim visitar o Llagar Castanón com degustação e auscultar a perspetiva do produtor. 

A presente “Ação de Benchmarking relacionadas com territórios de baixa densidade - Parque Nacional Picos da Europa” está prevista na ação 2 – Promoção e Divulgação, do projeto PA11. Coordenação e Gestão, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi