Ir para o conteúdo

Ponte de Lima recebe Minho Young Chef Awards

2022-11-17
A 5ª edição do concurso está de volta e, mais uma vez, o talento dos jovens chefs do Minho vai ser posto à prova de 21 a 26 de novembro, em Ponte de Lima


Promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base, a cozinha tradicional minhota e produtos locais.


Dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho Inovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através desta iniciativa. 


 O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.

 
A iniciativa está aberta aos alunos de todas as escolas do Minho e que tenham concluído a sua formação até 2021. Para participar, os jovens devem ter entre 16 e 26 anos e frequentar ou ter frequentado uma escola oficial de gastronomia no Minho. Este ano, pela primeira vez, teremos 12 escolas do Minho a concurso perfazendo um total de cerca de 25 alunos. 
  

O Concurso será estruturado em 2 fases distintas:
1ª Fase – Semifinais - Realizam-se no dia 22 e 23 de novembro. Será realizada uma semifinal por cada Comunidade Intermunicipal (CIM) e das quais sairão os finalistas de Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar;
2º Fase – Final dia 26 de novembro – 9 candidatos: 3 de Cozinha, 3 de Pastelaria e 3 de Sala & Bar


Esta iniciativa é uma oportunidade para networking entre os(as) alunos(as) e as escolas da região que participam na mesma, bem como, uma oportunidade de aprenderem sobre a cultura gastronómica do Minho e os seus produtos endógenos. A competição conta com a avaliação de chefs e especialistas regionais / nacionais / internacionais. Ao incentivar os(as) jovens chefs a trabalharem e valorizarem a diversidade dos produtos endógenos e a diferenciação regional, esperamos inspirar futuros embaixadores da gastronomia e da cultura Minhota.

A iniciativa Minho Young Chef Awards elege o (a) melhor jovem chef da região do Minho. 

Durante estes dias os jovens chefs terão ainda oportunidade de visitar o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, degustar os produtos do Mercado Agrolimiano e usufruir de uma masterclasse com um chef António Alexandre. A cerimónia de entrega de prémios será realizada no dia 26 de novembro, no Restaurante Panorâmico da Expolima, em Ponte de Lima. 

Esta iniciativa foi apoiada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto PA9. Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento da EEC PROVERE Minho Inovação. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi