Ir para o conteúdo

Secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional no seminário de lançamento da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020”

2012-01-11
Estimular o debate público sobre o futuro do Alto Minho nos próximos 10 anos é o objetivo central do Seminário “Alto Minho: Desafio 2020”, que a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove amanhã, dia 12 de Janeiro, pelas 09h30, no auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo. A iniciativa contará no encerramento com a intervenção do secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques.

A sessão de abertura do seminário ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, do presidente da CIM Alto Minho, Rui Solheiro, e do presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional Norte (CCDRN), Carlos Lage.

Além da apresentação da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020” e do “Diagnóstico Preliminar”, o seminário pretende dar a conhecer os principais instrumentos da próxima geração de fundos, assim como o ponto de situação das negociações comunitárias e da preparação, a nível nacional, das políticas de coesão, do mar, da agricultura e do desenvolvimento rural. Participam neste primeiro painel Paulo Areosa Feio, coordenador do Observatório do QREN; Manuel Granchinho, do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura; José Apolinário, gestor do PROMAR (Programa Operacional da Pesca); Carla Leal, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Avaliação do Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional; e Francisco Rodrigues de Araújo, presidente do Conselho Regional do Norte, como moderador.

Serão igualmente apresentadas neste painel as dinâmicas em curso na estruturação das Estratégias “Galicia 2020” e “Norte 2020”. Neste âmbito, estão previstas as intervenções do diretor-geral de Planeamento e Fundos da Junta da Galiza, Francisco Javier Rodríguez Seijo, e do diretor do Observatório de Dinâmicas Regionais da CCDRN, Rui Monteiro.

Da parte da tarde, Augusto Mateus, coordenador do Plano de Desenvolvimento do Alto Minho e presidente da empresa Augusto Mateus & Associados, fará uma apresentação da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020” e do primeiro Diagnóstico preliminar sobre o Alto Minho.

O programa do seminário integra ainda uma Mesa Redonda com um conjunto de convidados, que serão desafiados a debater as várias perspetivas de desenvolvimento para o Alto Minho no horizonte 2020. Moderado pelo subdiretor do Jornal de Notícias, Paulo Ferreira, este painel contará com as intervenções de Elvira Vieira, diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal; Isolete Matos, presidente do Conselho de Administração da Europac Kraft Viana; Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e Ambiente e atual professor da Universidade Católica e presidente da Região dos Vinhos do Dão; Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Rui Solheiro e Augusto Mateus.

Por fim, pelas 17h00, a sessão de encerramento será presidida pelo secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques.

A organização tem já inscritos cerca de 300 participantes em representação de muitas instituições públicas e privadas do Alto Minho, da Região Norte e do País, nomeadamente de câmaras municipais; comunidades intermunicipais; organismos públicos da administração central desconcentrada; unidades locais de saúde; associações empresariais, florestais e de desenvolvimento regional; incubadoras de empresas; juntas de freguesia; agrupamentos escolares, escolas profissionais e universidades; associações desportivas; empreendimentos hoteleiros; instituições bancárias; comissões políticas; empresas de consultadoria, de advocacia, de seguros, de construção naval, etc.

A realização deste seminário insere-se no ciclo de eventos previsto no contexto da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020” que arrancou em Outubro passado, com o apoio técnico da “Augusto Mateus & Associados”.

Ao longo do ano 2012 e do primeiro trimestre de 2013, a CIM irá apostar e dinamizar um processo de participação alargada, onde os diversos agentes e instituições que intervêm no território, assim como a população em geral e a comunidade escolar, serão desafiados a assumir um papel ativo na definição de uma estratégia para o futuro do Alto Minho.

A ficha de inscrição e o programa completo do seminário encontram-se disponíveis na internet em www.altominho.2020. A inscrição é gratuita.

O Jornal de Notícias e o jornal Alto Minho são os media partners da iniciativa Alto Minho: Desafio 2020.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi