Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho promoveu sessões para debater competitividade da região

2012-03-29

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) realizou no passado dia 22 de Março, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, os dois primeiros focus group temáticos no âmbito da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020”, para recolha de propostas e projetos de intervenção que confiram solidez à estratégia de desenvolvimento em curso.

Subordinados aos temas “Valorização dos Recursos Endógenos” e “Sistema de Produção e Inovação”, estas sessões contaram com a participação de mais de três dezenas de especialistas e protagonistas da região que, pela sua atividade, experiência e reconhecimento junto da população, podem contribuir para melhor identificar as opções críticas no desenvolvimento do Alto Minho.

Os contributos dos vários participantes originaram a perceção geral de que o território reúne um conjunto diferenciado de recursos que deverão ser potenciados e promovidos numa perspetiva integrada e a diferentes escalas, e que a aposta na transformação/organização destes recursos em produtos turísticos é determinante na construção de um futuro bem-sucedido e orientado para a região.

Foi ainda consensual que devem ser fortalecidas as redes e os mecanismos de comunicação/cooperação entre as entidades e os agentes económicos e sociais com intervenção no Alto Minho.

Recorde-se que a estratégia “Alto Minho: Desafio 2020”, que arrancou em Outubro passado, vai desenrolar-se até ao primeiro trimestre de 2013, incorporando vários momentos de participação pública e recolha de opiniões de especialistas, parceiros sociais, agentes económicos, da população em geral ou da comunidade escolar, tendo em vista a consensualização de objetivos e prioridades para a definição de uma estratégia de futuro para a região.

No dia 19 de Abril de 2012 terá lugar o segundo seminário da iniciativa, onde será apresentado o diagnóstico temático que incorpora os contributos dos dois focus group e cujo programa será divulgado oportunamente.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi