Ir para o conteúdo

Estratégia e Plano de Ação "Alto Minho 2020“ em consulta pública a partir de hoje

2013-05-06

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) colocou hoje (dia 6 de maio), em consulta pública, os documentos preliminares da Estratégia e Plano de Ação "Alto Minho 2020", depois de, no passado dia 3 de maio, se ter procedido à sua apresentação numa sessão pública que contou com a participação dos deputados da Assembleia Intermunicipal da CIM e das principais instituições regionais. Estes documentos propõem o modelo global de intervenção estratégica e os contornos do plano de ação para o Alto Minho, articulando os quatro eixos onde se baseia a visão do “Alto Minho 2020” (uma região competitiva, conectada, atrativa e resiliente) com as prioridades do próximo período de programação dos fundos estruturais da União Europeia 2014-2020.

A consulta pública decorre até ao dia 31 de maio, período durante o qual todas as pessoas e instituições podem fazer chegar os seus comentários e sugestões através do site www.altominho2020.com. Todos os contributos serão posteriormente analisados e ponderados, em conjunto com a sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados (que apoia a CIM Alto Minho em todo o processo), considerando os desafios e os objetivos estabelecidos nesta estratégia e no próprio plano de ação.

Na sequência deste processo de consulta pública e da incorporação dos seus principais resultados, a CIM Alto Minho irá apresentar, até ao final de junho, numa cerimónia pública, as propostas finais da Estratégia e do Plano de Ação “Alto Minho 2020”. Nessa altura, pretende-se também celebrar um pacto territorial entre as principais instituições regionais, visando dar sequência à dinamização e seguimento das principais prioridades e iniciativas do Plano de Ação da Estratégia “Alto Minho 2020”. Logo de seguida, promover-se-á a constituição de grupos de dinamização e seguimento para concretizar os aspetos chave da montagem técnica, financeira e institucional dos principais projetos e programas de ação.

Em paralelo, assim que comecem a ser estabilizados os principais contornos da moldura institucional e financeira do próximo período de programação 2014-2020, a CIM, em parceria com os principais atores regionais, pretende apresentar ao Governo uma proposta de Investimento Territorialmente Integrado “Alto Minho 2014-2020”, tendo por base as prioridades e o plano de ação da estratégia “Alto Minho 2020”.

Iniciado em outubro de 2011, o processo de construção do Plano incluiu um conjunto de iniciativas de natureza inovadora, nomeadamente 5 seminários, que contaram com mais de 1000 participantes; 11 workshops temáticos, que envolveram mais de 150 entidades; a realização do concurso escolar “Alto Minho 2020”, no qual participaram 29 escolas que apresentaram quase 100 trabalhos, procurando, assim, mobilizar a participação ativa da população, da comunidade escolar e dos principais atores da região.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi