Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho promove debate com especialistas sobre "Cibersegurança na Transição Digital da Administração Pública"

2023-11-27
"Cibersegurança na Transição Digital da Administração Pública" é o tema do evento organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que reunirá especialistas de referência em cibersegurança nas instalações do CiTin - Centro de Interface Tecnológico Industrial, em Arcos de Valdevez, já amanhã, dia 28 de novembro. 

Esta iniciativa, que se realiza no âmbito do encerramento do projeto e-Gov Alto Minho 2020, financiado pelo Programa Operacional regfional doi Norte - NORTE 2020, é dirigida, principalmente, às instituições públicas do Alto Minho e às entidades que com elas se relacionam. Pretende debater a cibersegurança na transição digital na administração pública e refletir sobre os riscos e as oportunidades decorrentes da sua atividade de interação no ciberespaço. Este evento é essencialmente um momento de debate em torno dos desafios da transição digital.

A primeira palestra deste encontro intitula-se "A Cibersegurança na Transição Digital: O Caminho para a maturidade e resiliência das organizações”. Estará a cargo de António Costa, consultor do Departamento de Capacitação Técnica e Organizacional do CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança, focado em atividades relacionadas com inovação, resiliência e maturidade em cibersegurança com responsabilidades de gestão e coordenação de iniciativas como o Polo de Inovação Digital - C-HUB: Cybersecurity Digital Innovation HUB e a Rede de Centros de Competência em Cibersegurança (C-Network).

Segue-se a palestra dedicada à temática "Compliance e boas práticas de cibersegurança para a Administração Pública” por Sérgio Ferreira, coordenador digital, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios na área da cibersegurança e pelo arranque do Digital Trust Lab da SGS Portugal – Sociedade Geral de Superintendência, que tornou a SGS a primeira entidade a trabalhar a proteção dos dados, a cibersegurança e a certificação em simultâneo, através da prestação de um conjunto de serviços de segurança digital.

"Cibersegurança como Fator Crítico de Sucesso para a Transição Digital da Administração Pública” é a terceira palestra do dia. Será proferida por João Paulo Barraca, vice-diretor do Mestrado em Cibersegurança do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, onde também desempenha funções de consultor científico no Gabinete de Cibersegurança da Reitoria.

"Gestão de Ciberriscos e Ciberameaças na Administração Pública: da identificação à mitigação" e "Segurança Cibernética: Desafios e oportunidades para a capacitação da Administração Pública, das Empresas e do Cidadão" são os títulos das mesas redondas que decorrerão durante este dia.

Este evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória AQUI.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi