Segunda-feira 26 de Junho, 2017
Sabia que
« Junho de 2017 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Notícias



Minho IN encerra BTL 2017 com balanço positivo
2017-03-23


Apresentada Agenda com mais de 250 Eventos Desportivos no Minho em 2017


Campanha audiovisual “Amar o Minho” com mais de 2,5 milhões de visualizações


O Consócio Minho IN faz um balanço positivo da sua presença na BTL 2017. Na base desta conclusão está a forte afluência de público interessado em obter informações sobre a oferta turística do Minho e a captação de mercado tanto nacional como internacional, com o intuito de afirmar, cada vez mais, o território como destino turístico.


Apesar da captação do turista nacional ter sido apontada, desde a primeira hora, como o objetivo central da participação do Minho IN, na BTL 2017, desde logo porque esta é a maior montra de turismo no panorama nacional, a verdade é que a feira permitiu, igualmente, explorar o mercado internacional, através do contacto de operadores turísticos e profissionais de viagens que se fizeram representar nesta mostra turística aos quais o Consórcio Minho IN teve oportunidade de apresentar as potencialidades turísticas do Minho, destacando os seguintes produtos: “Turismo de Natureza/Náutico”, “Touring Cultural” e “Enogastronomia”, complementados, de uma forma transversal, pelas apostas no “Marketing, Comunicação e Internacionalização” e na “Inovação, Qualificação e Empreendedorismo”.


De referir que, também a área reservada de negócios, do stand Minho IN, foi palco de diversas reuniões nas quais participaram alguns empresários que marcaram presença neste certame, permitindo-lhes contactar com agentes nacionais e internacionais.
A localização privilegiada que o stand Minho IN ocupou, bem como o layout apelativo, foram considerados, pelos visitantes, fatores determinantes para uma maior interação com o público. Por ele passaram milhares de pessoas – que além de degustações, tiveram oportunidades de assistir a um vasto programa de animação e a exposições permanentes de artesanato. Pelo stand Minho IN, passou Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.


Destaque, por exemplo, para o momento alto desta participação - dia 15 de março, dia dedicado ao Minho. Neste dia, o Consórcio Minho IN apresentou a brochura “Amar o Minho”, os vídeos que fazem parte da campanha audiovisual “Amar o Minho” com mais de 2,5 milhões de visualizações, o flyer “Agenda dos Eventos Desportivos do Minho 2017” com mais de 250 eventos e o vídeo “Eventos Desportivos do Minho 2017” que pode ser visualizado na página de facebook do Consórcio Minho IN: https://www.facebook.com/161668190609312/videos/1125079254268196/ e no You Tube: https://youtu.be/wsExGveChhI. Neste momento o vídeo tem 2735 visualizações e 13 partilhas nas redes sociais.


Neste âmbito, importa salientar o impacto da promoção de grandes eventos do Minho como a “Reconstituição do Recontro de Valdevez e Mercado Medieval” e a “Festa da Montanha”, de Arcos de Valdevez; “O Mundo ao Contrário”, de Paredes de Coura; a “Feira Medieval”, de Caminha; a XIX Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira e o X Festival de Folk Celta, de Ponte da Barca; a promoção da enogastronomia do Minho, através da degustação de doçaria tradicional e prova de vinho de missa da Catedral, de Braga; a prova de vinhos verdes acompanhada por uma degustação de doces com base de laranja, de Amares; a promoção do ARTBEERFEST (Festival da Cerveja Artesanal), de Caminha; a promoção de eventos desportivos como o “Peneda-Gerês Trail Adventure”, o “Trail World Championship” e o “Gerês Marathon”, de Terras de Bouro; o “15º Encontro Luso Galaico de BTT”, de Esposende; o “Transcávado”, que envolve todos os municípios do Cávado; o “Ultra Trail da Geira Romana” e o “Urban Fit 2017”, de Amares; o “ 5 Cumes e Trail Amigos da Montanha” e “CSI”, de Barcelos; e o “Campeonato do Mundo de Canoagem 2018”, de Vila Verde; ações de animação que vão desde: a animação teatral, de Cabeceiras de Basto; a apresentação do vídeo promocional do Turismo Industrial de Vizela; ação de promoção no âmbito do Turismo de Natureza, de Mondim de Basto; o sorteio e oferta de vouchers de alojamento e animação turística, de Caminha; o sorteio de experiências, de Arcos de Valdevez; a elaboração de crachás personalizados, distribuição de flyers e entrega de vouchers de entrada na XIX Bienal Internacional de Artes de Vila Nova de Cerveira; a ADEIXA –XIII Dancerveira, de Vila Nova de Cerveira; a atuação da Banda de Gaiteiros do Zé Pedro – Associação Musical, de Viana do Castelo; do Grupo de Cavaquinhos da Casa dos Arcos de Lisboa, de Arcos de Valdevez e do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa.


Ainda durante os 5 dias do certame, foram promovidas degustações gastronómicas e provas vínicas diárias através do momento “Minho IN Happy Hour”, refletindo a diversidade e a excelência tanto do receituário como dos produtos locais. Foram ainda sorteados vouchers de serviços turísticos relacionados com estadias em estabelecimentos hoteleiros e restaurantes do Minho.


Merece destaque, também, a capacidade demonstrada pelo Consócio Minho IN para estar em permanência nas redes socais, nomeadamente no facebook, recebendo imensas visitas e interações, nestes dias de BTL 2017, motivadas pela constante atualização de conteúdos informativos. Também conscientes de que as novas tecnologias interativas (soluções multitoque e multiutilizador) estão a tornar- se num importante interface de interação e desempenham um papel fundamental na comunicação das instituições, esteve disponível no stand Minho IN uma mesa interativa com informação sobre os 24 municípios.


Em síntese, a BTL 2017 permitiu reforçar a coesão interinstitucional, a dinâmica afirmativa e a capacidade de promoção do potencial turístico do Minho para a qual contribuíram a colaboração dos 24 municípios, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades que atuam no território.


Esta participação contou com o apoio do Norte 2020.